(71) 3340 1881 | 3341 1881 | 3378 2696

COMO ESCOLHER A ATIVIDADE DO MEU NEGÓCIO?

Por 18 de dezembro de 2017 Blog

Escolher a atividade do seu futuro negócio é, certamente, uma das etapas mais importantes na abertura da empresa. Essa escolha merece atenção redobrada, pois se divide em duas partes: a decisão da atividade e o registro adequado no momento da abertura.

 

 

 

 

Veremos, a seguir, quais fatores você deve levar em conta para escolher o seu ramo de atuação e como fazer o registro da sua atividade econômica!

Escolha o melhor ramo para você

Você tem o desejo de empreender e administrar um negócio próprio. Mas qual será a atividade que você exercerá? Existe um mundo de possibilidades para ser explorado, não é? Confira só os principais fatores que você pode levar em conta nessa decisão:

  • Conhecimento e habilidade

Imagine que a padaria do seu bairro tenha fechado e você note que poderia ser uma ótima oportunidade abrir uma nova padaria para suprir a demanda. Mas você não sabe nem os ingredientes que são utilizados para fazer um pão.

Mesmo com boas condições do mercado, talvez essa não seja a melhor opção, certo? O ideal é que você busque por atividades que já possui conhecimento e que você possua habilidades.

  • Capital disponível

Outro limitador é o capital disponível para investir no seu negócio. Existem algumas atividades que exigem um grande capital de investimento para a compra de máquinas e um grande espaço para operação.

Por outro lado, outras atividades de prestação de serviço exigem um pequeno investimento inicial – o que é ideal para quem não procura fazer investimentos de risco.

  • Paixão

Ao abrir um negócio próprio, você precisa ter em mente que a atividade escolhida vai passar a fazer parte da sua vida. Será preciso trabalhar com aquilo, pesquisar, estudar, estar sempre atualizado. Ou seja, pergunte-se se deseja mesmo trabalhar nesse ramo por vários anos.

  • Mercado e oportunidades

Outra questão a ser levada em conta é a condição do mercado. Será que existe demanda para comprar o produto ou serviço que você está ofertando? Por mais que você goste de uma atividade e tenha conhecimento sobre ela, se não há ninguém interessado em pagar, o negócio não funcionará.

Registrando a atividade econômica

Depois de escolher a atividade que a sua empresa desenvolverá, você precisa informar no momento do registro qual será essa atividade. Para que isso fique claro e organizado, existe a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.   ATIVIDADES PERMITIDAS EM ESCRITÓRIOS VIRTUAIS

  • O que é CNAE?

O CNAE é uma lista de códigos criada para identificar cada atividade econômica e facilitar o enquadramento nos órgãos de fiscalização. No momento do registro da empresa, é obrigatório que sejam informados os CNAEs de todas as atividades que essa empresa realizará.

Ou seja, comércio de vestuário, serviços de manutenção, produção de calçados, mercearia, padaria, produção de veículos. Cada uma dessas atividades possui um CNAE diferente, que a identifica de forma simples.

O CNAE determina uma série de informações muito importantes para fins tributários, como: impostos a serem pagos, obrigações acessórias e incentivos fiscais. Além disso, é pelo CNAE da empresa que variam algumas exigências, como as sanitárias e de segurança.

  • Implicações da escolha da atividade

É muito importante encontrar o CNAE correto referente à atividade que a sua empresa exercerá, pois um CNPJ com a atividade econômica errada pode resultar no pagamento errado de impostos, com alíquotas equivocadas.

Além disso, o CNAE influencia em outros aspectos, como a emissão de notas fiscais e a possibilidade de enquadramento dentro do Simples Nacional ou não. A consequência disso tudo pode vir na forma de penalidades, como multas.

 

Dúvidas de como abrir o seu negócio? Entre em contato conosco.

 

Load More
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.